Trabalho Home Office
De terminologia estrangeira que nos remete à ideia de um escritório em casa. Desconhecido por muitos, longe dos planos de muitos empresários, hoje, uma modalidade mais que essencial diante da pandemia do COVID-19. Trabalhar sem correr riscos de contaminação diante desse vírus.
Vale lembrar que os profissionais que utilizam desse modelo podem atuar em diversos locais e não precisam ficar limitados às suas casas. Ou seja, trabalhar com home office permite atuar de qualquer lugar. Seja em um aeroporto, cafeteria, parque, shopping etc. É um modelo extremamente adaptável às suas necessidades. No Brasil, ainda é uma modalidade que causa muito desconforto aos empresários, principalmente pela falta de controle visual que muitos ainda enxergam como o melhor controle de subordinação.
Nele, já podíamos verificar que já é adotado principalmente para níveis de cargos específicos como executivos, diretores, coordenadores e supervisores. Poucas são as empresas que adotam para todos os cargos, incluindo os de natureza operacional.
Modalidade já adotada por muitas empresas, porém, a prática exige cuidados por parte dos profissionais, que devem administrar o tempo para não extrapolar jornada; e, felizmente, pesquisas revelam aumento de adesão, mas apontam possibilidade de epidemia de solidão, vícios que causam a falta de produtividade, segurança de informação, entre outros.
As empresas brasileiras, seja por falta de estrutura, ou desconfiança no controle de seus empregados para adesão dessa modalidade de trabalho têm adiado essa sistemática, muito há o que se falar, principalmente em nossa forma de pensar que, muito se confunde home office com “férias” literalmente.
Vale lembrar que se o profissional não tem produtividade nenhuma no ambiente da empresa, imaginemos, longe. Precisamos devido a essa pandemia, repensar nossas formas de trabalho, quebrar alguns dogmas, e desmistificar com essa adesão, essa sensação que longe do ambiente da empresa não produziremos o tanto quanto, ou até mais.
Ressaltamos que, ainda que haja interesse da empresa, precisamos nos preocupar com muitos fatores e a seguir coloco alguns dos muitos, que a empresa e o empregado têm que se preocupar para que possamos nos adequar a esse novo cenário:
Para as empresas:
- melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores;
- mobilidade urbana (rodízio de veículos e diminuição do tempo no trânsito); Redução de despesas com condução;
- concessão de benefício para os colaboradores;
- atração e retenção de talentos;
- redução de despesas com espaço físico;
- despesas e aumento de produtividade;
Para os empregados:
- Crie a própria agenda, com horários pré-definidos
- Reserve um local tranquilo e confortável para trabalhar em casa
- Esqueça as distrações como TV e redes sociais
- Vista-se de forma apropriada
- Respeite o fim do expediente
Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atendê-los.
Santos Consultoria